O que é EIV? Quem regulamenta este estudo?

February 20, 2018

 

        O Estudo de Impacto de Vizinhança - EIV - é um instrumento instituído pela Lei Federal 10.257/01, Arts. 36, 37 e 38, também conhecida como Estatuto das Cidades. Este documento técnico tem sua elaboração requerida antes da emissão das licenças ambientais de construção, ampliação ou funcionamento de novos empreendimentos em áreas urbanas.

 

        O EIV tem por objetivo identificar os impactos provenientes da implantação de novos empreendimentos, além de estipular diretrizes para a melhor adequação e mitigação dos impactos negativos sobre a região. As principais análises são em relação à geração excessiva de tráfego, ao uso e ocupação do solo, à economia local, além de toda e qualquer influência no entorno da futura obra. Em síntese, o EIV foca na análise das influências do novo empreendimento à qualidade de vida urbana e as consequências geradas na vizinhança local, a fim de garantir o crescimento planejado e organizado da cidades.

 

        O Estatuto das Cidades, no artigo 37, sugere as abordagens mínimas a serem analisadas no EIV. Tais diretrizes devem ser o guia para a elaboração do estudo. São eles:

 

I – adensamento populacional;

II – equipamentos urbanos e comunitários;

III – uso e ocupação do solo

IV – valorização imobiliária;

V – geração de tráfego e demanda por transporte público;

VI – ventilação e iluminação;

VII – paisagem urbana e patrimônio natural e cultural.

 

        O EIV é de competência essencialmente dos Municípios de modo que as exigências a serem abordadas no estudo, conforme indicadas no Estatuto das Cidades, são regulamentadas e podem ser alteradas em cada Município, conforme o Plano Diretor vigente. Além disso, o procedimento adotado para sua análise e aprovação, ficam dependentes das legislações e decretos municipais.

 

Seu empreendimento necessita de um EIV?

 

A ISM Engenharia possui uma equipe multidisciplinar qualificada e preparada para elaboração de EIV em diferentes locais, seguindo, respeitando e tendo como base as legislações e os termos de referências exigidos para cada localidade.

 

Além do estudo, a ISM promove o rigoroso gerenciamento e acompanhamento periódico do processo junto aos órgãos ambientais competentes, para que a aprovação aconteça de forma clara e ágil.

 

Entre em contato com nossa equipe para maiores esclarecimentos ou solicite um orçamento!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Categorias
Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square