Para onde vai o esgoto de sua região? Confira a situação da coleta e tratamento das águas residuária

A universalização dos serviços de saneamento básico no território brasileiro caminha à passos muito lentos. O Atlas Esgotos produzido pela Agência Nacional de Água (ANA) e divulgado recentemente demonstra o nosso atraso no desenvolvimento de políticas públicas capazes de reduzir as discrepâncias no setor. O estudo traz a análise da situação do esgotamento sanitário nas 5.570 cidades brasileiras e dos impactos do lançamento dos esgotos nos rios, lagos e reservatórios. O levantamento revela que o esgoto gerado por 45% de toda a população não recebe qualquer tipo de tratamento e que 70% dos municípios têm tratamento de esgoto com, no máximo, 30% de eficiência.

Fonte: Atlas Esgoto

Dispor o esgoto sem o adequado tratamento compromete a qualidade da água nas áreas urbanas, causando impacto na saúde da população, além de dificultar o atendimento de usos a jusante, como abastecimento humano, balneabilidade, irrigação, dentre outros. São mais de 110 mil km de trechos de rio estão com a qualidade comprometida devido ao excesso de carga orgânica, sendo que em 83.450 km não é mais permitida a captação para abastecimento público devido à poluição. Para reverter esse quadro, seriam necessários investimentos na ordem de R$ 150 bilhões até 2035, segundo o estudo.


Cerca de 50% dos municípios, que precisam de serviço de tratamento convencional de esgoto, demandam 28% do valor estimado. Já 70 dos 100 municípios mais populosos requerem solução complementar ou conjunta e concentram 25% do total de investimento.


Os custos com coleta e com tratamento variam conforme a região, sendo maiores no Norte e menores no Sudeste. Para o Brasil como um todo, os gastos com coleta representam 2,7 vezes mais do que os previstos em tratamento.

Fonte: Atlas Esgoto


Para visualizar estudo completo Atlas Esgotos, acesse o link:

http://atlasesgotos.ana.gov.br/

A ANA também disponibiliza uma planilha com dados de esgotamento sanitário em todos os municípios brasileiros. Para fazer download do arquivo acesse o link:

http://www3.snirh.gov.br/portal/snirh/snirh-1/atlas-esgotos

#EsgotamentoSanitário #Saneamento #AtlasEsgotos

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square