Fatma divulga relatório de balneabilidade do litoral catarinense da primeira semana de 2018

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou nesta sexta-feira, 5, o primeiro relatório das condições das praias de 2018 e quarto da temporada de verão. De acordo com as coletas feitas entre os dias 2 e 5 de janeiro, dos 215 pontos avaliados, em 114 praias, de 27 municípios de Santa Catarina, 60% estão próprios para banho.

A chuva que caiu na última semana de 2017 foi a principal razão para o número do aumento de pontos impróprios para banho no litoral catarinense. “É uma situação pontual. Vínhamos de um período de seca e que recebeu uma grande quantidade de água das chuvas. Tudo o que estava acumulado foi parar no mar

Fonte: http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br

Como a balneabilidade é feita

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. “Começamos a colher as amostras para o início da temporada em 6 de novembro. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio”, Silva. Além da estrutura da Fundação, outros dois laboratórios parceiros contribuem para as análises.


Para conferir o relatório completo acesse:

http://www.fatma.sc.gov.br/conteudo/relatorios

Ou no aplicativo Praias SC, disponível para Android.

Fonte: Fatma

#Balneabilidade #Fatma #QualidadedaÁgua #LitoralCatarinence

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
whatsapp-logo-icone.png